Marinha inicia evento teste para a Copa das Confederações

01/06/2013 - 17h45

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um evento teste na área da segurança marítima do Rio de Janeiro e dos terminais da Baía de Guanabara para a Copa das Confederações começou hoje (1) pela Marinha brasileira. A ação se estenderá até a próxima segunda-feira (3) e visa a garantir também a segurança durante a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para julho, na capital fluminense.

A operação reúne 18 embarcações. “Nós estamos com dois grupamentos envolvidos no processo. Um grupamento de segurança marítima, que envolve navios e embarcações da Marinha na área do Rio de Janeiro, e outro grupamento de fuzileiros navais para atender a um eixo de pontos estratégicos da cidade do Rio”, disse hoje (1) o capitão de fragata Márcio José dos Santos Lopes, subchefe do Estado Maior do Comando do 1º Distrito Naval.

Além de aproveitar para fazer a concentração estratégica dos dois grupamentos, o evento permite à Marinha realizar testes de controle e comunicações e efetuar o reconhecimento das áreas de atuação, além da patrulha e inspeção naval. “A gente faz também um acompanhamento de todo o tráfego marítimo na área do Rio de Janeiro, envolvendo a orla da zona sul da cidade, desde a Barra da Tijuca até o Leme”, informou o comandante Lopes.

Também no município de Angra dos Reis, na Costa Verde, a Marinha está presente com um navio situado próximo à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, “por uma questão de segurança nacional, preocupado com ações terroristas”, manifestou. A central abriga as usinas nucleares Angra 1 e 2 e as obras de construção da Usina Angra 3.

Participam do evento teste cerca de 1,4 mil militares da Marinha, englobando pessoal da armada e fuzileiros navais. Segundo informou o comandante Lopes, um pelotão de fuzileiros está nas embarcações para aumentar a segurança da inspeção naval. Outra parcela da tropa se mantém aquartelada na sede da corporação, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, enquanto alguns pelotões permanecem no Comando do 1º Distrito Naval e no Arsenal da Marinha.

O comandante lembrou que o evento teste visa à Copa das Confederações, que ocorrerá no país entre os dias 15 e 30 deste mês, mas o quantitativo de militares ganhará reforço para a Jornada Mundial da Juventude. Na verdade, disse, “tudo isso é uma preparação para a Copa do Mundo do ano que vem e, em 2016, para a Olimpíada”.

O teste de segurança servirá ainda para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, previsto para este domingo (2), que marcará a reabertura do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O amistoso será um teste para a capacidade máxima do estádio. Cerca de 78 mil torcedores devem comparecer ao jogo.

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil