Alckmin pede renegociação da dívida de São Paulo e reforma do ICMS

31/05/2013 - 17h27

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu hoje (31), em encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação da dívida do estado, que atualmente de R$ 190 bilhões, em mais R$ 7 bilhões. “Nossa dívida está em queda, temos um espaço fiscal e, no Programa de Ajuste Fiscal, há uma perspectiva nesse valor de novos financiamentos. Isso vai nos possibilitar investir em infraestrutura”, disse Alckmin. Ele conversou com o ministro também sobre a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No caso do ICMS, Alckmin destacou a complexidade do tema, porque a reforma envolve interesses de todos os 27 estados. “Procuramos colaborar nesse conjunto e [entendemos] que [isso] não deve ser feito de forma fatiada", disse o governador. "É preciso ter visão de conjunto”, defendeu.

O governador lembrou que as alíquotas são elevadas e assimétricas. “Defendemos uma alíquota mais baixa (4%) e igual para  Brasil inteiro. Ou que seja, no máximo, 4% para o Sul e o Sudeste, de 7% para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste e de 9% para a Zona Franca de Manaus.”

O ministro da Fazenda reuniu-se também com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que não concedeu entrevista. Mantega também não falou com a imprensa.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil