Economia da China deve ultrapassar a dos Estados Unidos nos próximos anos

29/05/2013 - 8h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A China deve ultrapassar os Estados Unidos e passar a ser a maior economia do mundo nos próximos anos. O Japão, atualmente a terceira economia mundial, deve ser ultrapassado pela Índia. A avaliação é do estudo Economic Outlook, da Organização para a Cooperação e  Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado hoje (29) em Paris, na França.

De acordo com o estudo, no início da década de 2030, o Produto Interno Bruto (PIB) combinado do Brasil, da Rússia, Índia, Indonésia, China e África do Sul (que formam o Brics) deverá igualar o PIB conjunto das atuais economias que compõem a organização. Atualmente, o PIB do Brics corresponde à metade do produto dos países da OCDE.

A organização estima que até 2060, o PIB per capita deverá aumentar mais de oito vezes na Índia e cerca de seis vezes na Indonésia e na China. Porém, o PIB per capita (tendo em conta a paridade do poder de compra) do Brasil, da Índia e Indonésia deverá ser equivalente a apenas 30% a 40% do produto dos Estados Unidos em 2060.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//A matéria teve ajuste de informação no primeiro parágrafo às 19h48 do dia 31.05.2013. Antes, estava dito que a Índia, a segunda economia mundial, seria ultrapassada pelo Japão, quando é o contrário.

Edição: Graça Adjuto