Demanda por energia volta a crescer em abril

29/05/2013 - 15h03

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
 

Rio de Janeiro – O aumento do consumo nos setores residencial e de comércio e serviços no mês passado fez a demanda de energia elétrica crescer 1,6% após a queda de 0,5% registrada em março. O consumo cresceu também em relação a abril do ano passado, informou a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (29), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo a resenha, em abril, foram demandados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) 38.589 gigawatts-hora (GWh).

O consumo nas residências, que, em março, havia crescido apenas 0,9%, aumentou 3,7% em abril, na comparação com abril do ano passado. A expansão nas regiões Norte e Nordeste foi destaque. O segmento do comércio e serviços, que cresceu 1,4% em março, fechou abril com aumento de 2,6% na demanda em relação a igual mês de 2012, influenciado pelo desempenho das regiões Sul e Sudeste.

A indústria manteve o patamar de consumo de abril do ano passado, fechando o mês sem registrar variação de consumo. No acumulado do ano, o consumo total subiu 2,9%, com queda em relação aos 3,5% dos 12 meses imediatamente anteriores e destaque para o mercado livre, que teve expansão de 5,6%.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil