Calheiros: PMDB não dificultará exame de medidas encaminhadas pelo governo

29/05/2013 - 13h38

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A recusa em ler duas medidas provisórias em sessão do Senado, o que inviabilizou a aprovação das matérias pelo Legislativo, de modo algum significa uma ação do PMDB de dificultar o encaminhamento das prioridades do governo que dependem de análise dos deputados e senadores. A avaliação é do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele disse que a presidenta Dilma Rousseff sabe que conta com seu “incondicional apoio”.

Renan Calheiros recusou-se a ler, ontem (28), as medidas provisórias 601 e 605, aprovadas pela Câmara. Ambas perderão o prazo de validade e seus efeitos práticos desde a edição a partir de 3 de junho.

“O papel constitucional do Senado é apoiar a presidenta [Dilma Rousseff] naquilo que for de interesse nacional. A presidenta sabe que conta com meu incondicional apoio”, disse Calheiros.

Para viabilizar votação da MP dos Portos no Senado, em 16 de maio, ele assumiu o compromisso com os senadores que não colocaria em pauta qualquer medida provisória que chegasse da Câmara com prazo inferior a sete dias da data de seu vencimento.

Em uma tentativa de esfriar os ânimos de parlamentares que contestaram sua atitude de colocar a MP dos Portos em pauta, o presidente do Senado argumentou que  se tratava de uma “excepcionalidade”. Ele incentivou a Câmara dos Deputados a acelerar a votação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que redefine os prazos de tramitação de medidas provisórias nas duas Casas.

“Eu fiz questão de indicar o caminho da solução. As pessoas que estão próximas da presidente [Dilma Rousseff] precisam ter um pouco a dimensão do funcionamento das instituições”, destacou Renan Calheiros.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil