Senado aprova MP que permite Regime Diferenciado de Contratações em aeroportos públicos

28/05/2013 - 21h59

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (28) a Medida Provisória 600/2013, que permite o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para a reforma de aeroportos públicos, com uso das regras do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O texto estabelece, ainda, que a critério da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a execução das obras poderá ser direta por meio de recursos do Banco do Brasil ou de suas subsidiárias.

A MP também dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e constitui fonte adicional de recursos para ampliação de limites operacionais da Caixa. Esse e outros pontos da MP que divergem do objetivo principal do texto foram alvo de contestações dos senadores de oposição.

O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse que os projetos de leis e MPs não podem tratar de objetos diferentes em um único texto. “Essa [MP] aqui tem 18 objetos! Matérias desconexas já ao sair do forno, do Palácio do Planalto, e incongruências acrescentadas aqui, no Congresso Nacional, misturando alhos com bugalhos. São as matérias mais desconexas possíveis. Como vamos aprovar uma coisa desta?”, questionou o senador.

Apesar dos protestos, a maioria da base aliada aprovou a MP conforme enviada pela Câmara dos Deputados. Como a matéria recebeu alterações na comissão especial mista, ela segue agora para sanção presidencial.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil