Câmara faz sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da África

27/05/2013 - 15h15

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com a presença de vários representantes de países africanos, a Câmara dos Deputados promoveu hoje (27) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da África, comemorado em 25 de maio. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, destacou a importância da reaproximação do Brasil com os países do continente africano.

Ela lembrou a intenção do governo brasileiro de perdoar a dívida de países africanos e a troca de experiências por meio de projetos de cooperação que têm sido firmados pelo Brasil com países da África.

Em seu discurso, Luiza Bairros também destacou o início dos trabalhos para a elaboração do nono volume da Coleção História Geral da África (HGA) da Unesco. “Esse nono volume reforça a ligação da África com o Brasil e com vários países que tem a presença negra”.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão solene, disse que o Brasil relegou por muito tempo as relações com os países africanos, mas que nos último anos tem promovido a reintegração dos laços “com esse continente que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento”.

Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), frisou que “a construção de um mundo mais equilibrado passa pela África”.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil