Centro de Alcântara lança foguete de treinamento

23/05/2013 - 21h46

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, com sucesso, hoje (23) o Foguete de Treinamento Básico (FTB), dentro das atividades da Operação Falcão 1/ 2013. Lançado às 14h29, o foguete seguiu conforme os parâmetros previstos para esse tipo de operação e voou 167,8 segundos até atingir a área de impacto determinada. O veículo alcançou 31,8 quilômetros de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano, o FTB percorreu 18,01 quilômetros em linha reta.

Iniciada na segunda-feira (21), a operação efetuou o lançamento e o rastreio do veículo de treinamento, para fazer o treinamento operacional do Centro de Lançamento e também a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do foguete. Na operação, foram testados pela primeira vez dois novos sistemas, um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.

O Foguete de Treinamento Básico faz parte do Projeto Fogtrein, ou Foguete de Treinamento, que tem a missão de proporcionar treinamento operacional e testar a prontidão da infraestrutura dos centros (CLA e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI, no Rio Grande do Norte) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O próximo lançamento será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), em junho, durante a Operação Águia 1/ 2013.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil