Tornado: autoridades de Oklahoma revisam para 24 o número de mortos

21/05/2013 - 13h02

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Autoridades de Moore, em Oklahoma, no Sul nos Estados Unidos, revisaram de 91 para 24 o número de mortos na passagem do tornado que atingiu 320 quilômetros por hora. Morreram, inclusive, crianças e adolescentes que estavam em uma escola pública. A porta-voz de Moore, Amy Elliot, atribuiu a falha no número à possibilidade de mortos e desaparecidos terem sido contados mais de uma vez. As informações estão na página oficial da porta-voz.
 
Mais de 120 pessoas estavam sendo tratadas em hospitais, incluindo cerca de 50 crianças. As equipes de resgate estão em busca de mais vítimas. O tornado passou por Moore, 10 quilômetros ao sul de Oklahoma City.

A região de Moore, um subúrbio de Oklahoma City, foi a área mais afetada. Uma escola de ensino fundamental foi destruída pelo tornado. Em 1999, a região foi atingida por uma série de tornados deixando 40 mortos e mais de US$ 1 bilhão em prejuízos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a passagem do tornado de um "grande desastre" e informou que o governo federal ajudará Oklahoma. Segundo as autoridades locais, os esforços de busca e resgate serão mantidos.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil