Guerrilha colombiana entrega refém à Cruz Vermelha

21/05/2013 - 17h31

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia (CICV) informou que uma colombiana de 29 anos foi entregue hoje (21) à missão na zona rural de Fortul, departamento de Arauca, Nordeste da Colômbia. A mulher estava em poder do Exército da Libertação Nacional (ELN) desde agosto do ano passado.

De acordo com um comunicado emitido pelo comitê, a colombiana foi levada ao escritório da CICV em Saravena, Arauca, e ali pôde encontrar seus parentes. "A mulher apresenta um bom estado geral de saúde", disse Anne Silvie Linder, chefe da Cruz Vermelha na região. "Para nós é uma alegria trabalhar como mediadores neutros e poder facilitar a liberação e o reencontro familiar".

O ELN é a segunda maior guerrilha colombiana e está em atividade desde 1965. Atualmente o grupo não está em negociação de paz com o governo do país.  De acordo com o governo colombiano, atualmente a guerrilha tem entre  1.500 e 2.500 guerrilheiros em atividade.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou recentemente que está disposto a dialogar com o ELN e disse que isso vai acontecer "mais cedo ou mais tarde", do mesmo modo com que negocia um acordo pelo fim do conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em Havana, Cuba, desde novembro do ano passado.

Apesar de apresentar disposição para iniciar o diálogo, Santos disse que para que isso ocorra o ELN precisa libertar sequestrados e se comprometer a não fazer mais sequestros no país. O grupo é considerado um dos maiores responsáveis por sequestros extorsivos em território colombiano.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil