Equipes de emergência ainda buscam sobreviventes do tornado em Oklahoma

21/05/2013 - 17h23

Da BBC Brasil

Brasília - Equipes de emergência trabalham em busca de sobreviventes no cenário de devastação deixado por um forte tornado que atingiu na segunda-feira a cidade de Moore, vizinha a Oklahoma City, no Sul dos Estados Unidos. As autoridades informaram que há 24 mortes confirmadas, incluindo crianças que estavam em uma escola destruída pela tempestade, com ventos de até 320 quilômetros por hora.

"Nós nos trancamos no porão quando vimos o tornado chegando", contou Ricky Stover, morador de Moore, que conseguiu escapar pouco antes de ter a casa destruída. "O barulho foi só aumentando e, de repente, a força do vento arrebentou o trinco e só sentimos vidros e todo o resto voando na nossa direção", acrescentou. "Pensamos que íamos morrer."

Mais de 120 pessoas foram hospitalizadas após a passagem do tornado, que durou 45 minutos e tinha mais de três quilômetros de diâmetro. Há informações que os estudantes que estavam na  Plaza Tower Elementary School morreram porque o prédio ficou destruído. "A escola foi completamente devastada. As paredes ficaram achatadas como panquecas", disse o vice-governador do estado de Oklahoma, Todd Lamb.

Segundo autoridades locais, outra escola, a Briarwood Elementary School, também foi atingida, mas não há relatos de mortes ou feridos. O presidente Barack Obama declarou estado de emergência na região e ordenou que cerca de 200 membros de equipes de emergência federais se unam às operações de resgate.

A governadora do estado, Mary Fallin, disse que a destruição do tornado marcou um dia trágico para Oklahoma. O meteorologista Rick Smith Norman, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse  que esse foi o tornado mais forte que ele já viu em 20 anos de carreira. "A devastação causada pelo tornado da segunda-feira não se compara a nada que já vimos antes", disse Smith.

Betsy Randolph, da Patrulha Rodoviária de Oklahoma, disse que os estragos do tornado de segunda-feira foram maiores do que os de 1999. No domingo, um tornado de menor dimensão atingiu um estacionamento de trailer na localidade de Shawbnee, também no Estado de Oklahoma, e matou duas pessoas.