Missão brasileira visita hospitais na Capadócia em busca de vítimas de choque entre balões

20/05/2013 - 15h18

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma equipe de funcionários da Embaixada do Brasil na Turquia chegou no começo da tarde (horário de Brasília) de hoje (20) à região da Capadócia para dar assistência às vítimas brasileiras de um acidente com dois balões de ar quente que se chocaram. Os funcionários da embaixada visitam os hospitais em busca de feridos. Uma turista do Brasil, de 71 anos, morreu no acidente. Inicialmente, a informação é que há cinco brasileiros feridos.

O acidente envolveu envolvendo dois balões de ar quente na Capadócia (Turquia). Um deles se chocou com o cesto do outro balão e caiu quando sobrevoava as formações rochosas na região. O acidente ocorreu por volta das 6h (horário local). No total, havia 23 pessoas a bordo. Existem suspeitas de que uma segunda brasileira também tenha morrido no acidente.

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, não confirma a segunda morte. A bordo dos balões havia passageiros de várias nacionalidades. O local do acidente fica a cerca de 300 quilômetros de Ancara, a capital turca.

O passeio de balão é um dos mais escolhidos por turistas. Para meia hora de passeio, é preciso  desembolsar cerca de US$ 250 (aproximadamente R$ 500) por pessoa. A vista é considerada um cartão-postal aéreo: é possível ver um céu claro e de um azul límpido e as cavernas, que no passado, até os anos 1950, eram moradias de religiosos.

A Capadócia é uma região de paisagem e pouco habitada, mas muito visitada por turistas estrangeiros.

O balonismo é uma atividade com popularidade crescente na Turquia, especialmente na Capadócia. O acidente desta segunda-feira ocorreu cerca de três meses depois de um balão de ar quente ter explodido em Luxor, no Egito, matando 19 pessoas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil