Vacinação contra a gripe em São Paulo continua até o dia 29

18/05/2013 - 18h31

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Até o próximo dia 29, as unidades de saúde de São Paulo vão manter a vacinação contra a gripe. O balanço parcial do governo paulista indica que até ontem (17), tinham sido imunizadas 7,1 milhões de pessoas, das quais 3,8 milhões com idade acima de 60 anos.

A meta era a de vacinar  80% do total de 8,7 milhões do público-alvo (idosos, gestantes, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do estado). Segundo nota da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as gestantes têm a menor procura entre o grupo prioritário, com taxa de 70% do total esperado ou 322,4 mil doses aplicadas até ontem (17).

Nos demais grupos, foram vacinados 1,4 milhão de doentes crônicos; 5,4 mil indígenas; 734,3 mil crianças; 734,2 mil trabalhadores da saúde; e 74 mil mulheres no período de até 45 dias após o parto.

Durante a campanha, também estão sendo distribuídos em torno de  2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir, para o combate às síndromes virais graves mais frequentes neste período do ano, como a gripe influenza A (H1N1-gripe suína). Esse medicamento é dirigido aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A secretaria orienta a população a procurar as unidades de saúde em caso de síndrome viral, que é caracterizada por febre, tosse, dor de garganta e um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil