Queniano será o novo diretor-geral da Unctad

16/05/2013 - 13h07

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O ex-ministro do Quênia (África) Mukhisa Kituyi, de 56 anos, será o novo secretário-geral da  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Comércio (Unctad) – que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). O mandato de Kituyi, de quatro anos, começa em 1ª de setembro. Mas o nome dele ainda deve ser confirmado pela Assembleia Geral da ONU. Kituyi substituirá o tailandês Supachai Panitchpakdi, que começou no cargo em 2005 e foi reconduzido em 2009.

Kituyi foi deputado e ministro do Comércio e Indústria do Quênia. Ele é formado em programação de sistemas e tem doutorado em antropologia social. A nomeação foi feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e divulgada hoje (16) no site da Unctad.

Criada em 1964, a Unctad tem o objetivo de servir de fórum para que os países discutam questões relativas ao desenvolvimento econômico. A entidade tem sede em Genebra, na Suíça, e reúne194 membros.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil