Evento cultural promovido pela TV Pinel comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

15/05/2013 - 20h41

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As atividades que envolvem arte, cultura e comunicação no campo da saúde mental são o tema de um evento que ocorre hoje (15)) e amanhã (16) no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Flamengo, zona sul do Rio. Promovido pela TV Pinel e pelo Instituto de Psiquiatria da universidade, o evento Cultura, Loucura e Arte faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que será celebrado no próximo sábado (18).

Trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos serviços de saúde mental, apresentações musicais, exposições e exibição de filmes fazem parte da programação. A intenção é mostrar que a arte e a loucura se aproximam, quando se trata da quebra de padrões e conceitos preestabelecidos. Por coincidência, o prédio hoje ocupado pelo Colégio de Altos Estudos da UFRJ, onde ocorre o evento, foi construído em 1922, no mesmo ano da Semana de Arte Moderna.

Um exemplo da busca por um novo paradigma na saúde mental é a experiência inovadora da TV Pinel, criada em 1996 pelo Instituto Philippe Pinel, na época pertencente ao Ministério da Saúde, dentro das diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira e do movimento antimanicomial. Ao estabelecer como meta a produção de um programa de TV, o projeto levou aos usuários dos serviços de saúde mental a ideia de um trabalho em equipe, comunitário e objetivando a capacitação profissional. A programação é veiculada na internet e no Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Nós tentamos quebrar o estigma em torno da doença mental, ao trabalharmos com a subjetividade dos nossos usuários”, disse a psicóloga Vera Roçado, coordenadora da TV Pinel. “Ao participarem do processo de criação, a dar sugestões para o programa, eles começam a se sentir produtivos e as melhoras são evidentes”, acrescentou.

A cada ano, participam do projeto nove bolsistas, todos usuários do Instituto Philippe Pinel, hoje vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio, aos centros de Atenção Psicossocial (Caps) da prefeitura e ao Instituto de Psquiatria da UFRJ. Seis profissionais da área de vídeo e a coordenadora completam a equipe da TV Pinel.

“Ao longo desses anos, alguns bolsistas que participaram do projeto conseguiram inserção no mercado de trabalho”, ressaltou Vera Roçado. Segundo ela, no início a TV Pinel procurava expressar por meio da gravação em vídeo todas as formas de loucura, mas hoje se preocupa sobretudo em falar do cotidiano. “Somos uma TV comunitária”, define.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, ocorrido naquele ano em Bauru (SP). Desde então, a data tem sido comemorada anualmente, com discussões sobre a política de saúde mental e a defesa dos direitos humanos das pessoas que sofrem de transtornos psíquicos.

A programação, aberta ao público, pode ser vista das 10h às 21h. O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ fica na Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo. Informações adicionais podem ser obtidas no site http://tvpinel2011.blogspot.com.br/.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil