Cardozo: falta de informações unificadas dificulta políticas de segurança

15/05/2013 - 14h44

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atribuiu a má gestão estadual na área de segurança pública à falta de estatísticas sobre o tema. Segundo ele, são frequentes as subnotificações de crimes em diversas regiões do país..

Durante audiência pública, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, hoje (15), Cardozo avaliou que falta uma metodologia unificada nos estados e que isso dificulta o desenvolvimento de políticas públicas na área. Em alguns estados, segundo ele, o principal indicador de violência (homicídio) é estudado por dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das apostas do ministério para resolver o problema é o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), aprovado em 2012 pelo Congresso Nacional. A expectativa é que o Sistema esteja funcionando em todos os estados até 2014.

O novo sistema disponibilizará informações dentro de um modelo padronizado, com dados em tempo real. Os estados que não aderirem à base de dados não receberão recursos para segurança publica. “Isso é para que a distribuição de verba não seja feita com base em critérios políticos”, explicou o ministro.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil