Skaf pede aprovação da MP dos Portos

14/05/2013 - 18h41

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu hoje (14) a aprovação da Medida Provisória dos Portos (MP 595), que cria novas regras para as concessões de portos e autorizações para instalações portuárias privadas.

“Se a MP for aprovada, vamos melhorar a eficiência dos portos, os preços vão cair e teremos bilhões de investimentos nos terminais portuários nos próximos anos. E isso vai de encontro aos interesses do Brasil e da sociedade”, disse Paulo Skaf.

Segundo o presidente da Fiesp, os preços nos portos brasileiros são muito maiores do que em outras partes do mundo, além de terem uma eficiência menor, razões pelas quais, segundo o empresário, é preciso uma modernização no sistema portuário. “É preciso aumentar a capacidade dos portos e, para isso, tem que abrir para a concorrência e para novos investimentos”, defendeu.

De acordo com Skaf, o texto da MP enviado pelo governo era melhor do que o aprovado pela comissão especial do Congresso e que está em discussão na Câmara. Segundo ele, o texto aprovado pela comissão tem um ou outro ponto que foi incluído, “mas existe a possibilidade de vetos desses pontos”.

Paulo Skaf disse que com a aprovação da MP haverá uma maior abertura dos portos, a modernização e também a possibilidade de terminais privados operarem cargas de terceiros. “Com as mudanças propostas pela MP, não tenho dúvidas de que haverá bilhões de reais em investimentos no setor nos próximos anos”, afirmou o presidente da Fiesp.

 

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil