Rússia ordena expulsão de suposto espião da CIA detido em Moscou

14/05/2013 - 19h05

Da Agência Lusa  

Moscou – A Rússia declarou persona non grata um suposto agente da CIA detido em Moscou e ordenou a sua expulsão do país, criticando “atos provocatórios dos Estados Unidos no espírito da Guerra Fria”. As autoridades russas anunciaram hoje (14) a detenção do suposto agente da CIA que acusam de tentar recrutar um cidadão russo e chamaram o embaixador norte-americano, Michael McFaul, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para explicações.

Em um comunicado, o ministério disse que o suposto espião, Ryan C. Fogle, tem de regressar aos Estados Unidos “o mais rapidamente possível” e considerou que “atos provocatórios no espírito da Guerra Fria não ajudam a reforçar a confiança mútua” entre Moscou e Washington. O suposto espião foi interrogado pelo Serviço de Informação Russo (FSB) e entregue à embaixada dos Estados Unidos em Moscovo.

Segundo o FSB, Fogle foi detido em flagrante ao tentar recrutar um membro dos serviços de segurança russo, na noite de segunda para terça-feira. O ele tinha, segundo a mesma fonte, “equipamento técnico especial, instruções escritas para recrutar um cidadão russo, uma grande soma de dinheiro e materiais para alterar a aparência”.