Ministro da Justiça dos EUA manda investigar pressão fiscal sobre conservadores

14/05/2013 - 19h45

Da Agência Lusa

Washington – O secretário da Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou hoje que ordenou à Polícia Federal (FBI) que abra uma investigação ao controle excessivo do imposto de renda sobre grupos conservadores. Documentos oficiais revelados hoje (14) pelo jornal The Washington Post indicam que o serviço federal de cobrança de impostos desenvolveu, desde 2010, uma fiscalização mais rígida contra grupos que tinham em seu nome as palavras Tea Party ou “patriota” e para críticos do governo de Barack Obama.

O diretor dos serviços fiscais, Steven Miller, admitiu hoje que “cometeram-se erros” ao impor um maior detalhamento na cobrança fiscal a grupos conservadores, mas garantiu que a situação não foi devido “a uma motivação política ou partidária”.

A inspeção ocorria em função do exame feito pela agência federal dos grupos que pretendiam obter a isenção de impostos, cujo número aumentou depois de uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA, de 2010, que alargou as possibilidades de acesso a mais grupos políticos a este estatuto fiscal. Miller argumentou que entre 2010 e 2012 duplicou o número de solicitações dos grupos potencialmente envolvidos em campanhas políticas para serem consideradas organizações isentas de impostos.

No total foram selecionados 298 grupos para uma análise especial, dos quais 72 tinham o nome do movimento ultraconservador Tea Party no seu título, 13 tinham a palavra “patriota” e 11 incluíam a referência “9/12”, em alusão ao movimento Projeto 9/12, liderado pelo colunista conservador Glenn Beck.