Mulher é encontrada com vida sob escombros em Bangladesh

10/05/2013 - 10h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de 16 dias do desabamento de um prédio comercial em Dacca, capital de Bangladesh, uma mulher foi encontrada hoje (10) com vida sob os escombros. O edifício desabou no último dia 24 e no local havia cinco fábricas, um supermercado e um banco. De acordo com os dados oficiais, o desmoronamento provocou 1.022 mortos e 2.437 feridos.

A mulher foi localizada ao gritar para pedir ajuda quando a equipe passava próxima aos escombros. Os socorristas disseram que a mulher gritava: “Por favor, me salve. Por favor, me salve”.

O chefe dos serviços de socorro de Bangladesh, Ahmed Ali, disse que a mulher foi encontrada em um intervalo entre uma viga e uma coluna. “Chama-se Reshmi. Ela devia ter reservas de água ou bebeu alguma água que jogamos sobre o edifício”, disse ele.

No dia do desabamento, estavam no interior do edifício mais de 3 mil pessoas. Há dois dias, as  autoridades de Bangladesh anunciaram o fechamentode 18 fábricas de roupas e tecidos por razões de segurança. Os operários da indústria têxtil já fizeram manifestação para pedir punições fortes para os responsáveis pelo desastre e exigir a melhoria nas normas de segurança.

Bangladesh é o segundo maior produtor de roupa do mundo, depois apenas da China. A indústria têxtil constitui a base de sua economia. No entanto, apresenta índices de segurança considerados chocantes. Em novembro passado, 111 pessoas morreram em um incêndio em uma fábrica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto