Mursi defende no Brasil que lideranças regionais conduzam solução para a Síria

08/05/2013 - 15h46

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, defendeu hoje (8) que a solução para o fim da crise na Síria, que dura mais dois anos, deve ser conduzida pelas lideranças regionais – no caso, a Liga Árabe – com o apoio da comunidade internacional e a integração da sociedade do país.

Mursi também considerou fundamental se reconhecer a soberania e a independência do Estado da Palestina. “Apoiamos o Estado independente e autônomo da Palestina. Gostaria de agradecer à presidenta Dilma [Rousseff] sobre suas posições a respeito do assunto”, disse Mursi, referindo-se ao apoio brasileiro ao Estado da Palestina.

Em seguida, o egípcio, em declaração à imprensa, falou por cerca de dez minutos principalmente sobre a crise na Síria, na qual mais de 70 mil pessoas morreram e há denúncias de violações de direitos humanos e uso de armas químicas. Segundo Mursi, sem um acordo para obtenção da paz na Síria, a estabilidade entre os países muçulmanos está sob ameaça.

“Nós, do Egito, achamos que a solução passa por um grupo regional com o apoio internacional, especialmente dos que têm assento permanente no Conselho de Segurança [Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China]”, disse Mursi. “Enquanto não houver uma solução para a Síria, a estabilidade na região não será obtida.”

Na declaração à imprensa, Dilma também mencionou a crise na Síria. A presidenta defendeu a busca pelo diálogo e um cessar-fogo imediato. “O diálogo é o melhor método para que se estabeleça a paz em definitivo. Defendemos um cessar-fogo para estabelecer um processo de paz com o apoio da comunidade internacional”, disse ela.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil