Itamaraty confirma investigação a cônsul e cônsul adjunto em Sydney por desrespeito a funcionários

08/05/2013 - 11h37

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, confirmou a abertura de um processo administrativo disciplinar contra o cônsul-geral do Brasil em Sydney (Austrália), Américo Fontenelle, e o cônsul adjunto, Cesar Cidade. Ambos foram denunciados por funcionários de assédio moral e sexual, homofobia e desrespeito.

As investigações serão conduzidas por três embaixadores, designados pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Ao final das apurações, os dois diplomatas podem ser exonerados de suas funções. Ao Itamaraty, Fontenelle e Cidade negam as acusações.

As denúncias surgiram a partir de acusações feitas por funcionários do Consulado de Sydney, que informaram ao Itamaraty situações em que foram humilhados e houve abuso de autoridade por parte do cônsul e do adjunto dele. Desde então, o ministério passou a apurar as informações.

Patriota reiterou aos diplomatas responsáveis pelas investigações do caso que rejeita os comportamentos inadequados às funções desempenhadas pelo Ministério das Relações Exteriores. Na cerimônia de posse do novo secretário-geral do órgão, Eduardo dos Santos, o chanceler mencionou indiretamente o caso de Sydney, lembrando que “não há espaço no Itamaraty” para comportamentos que “não se adequem” ao ministério.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil