Hospital do Rio promove café da manhã para comemorar volta dos transplantes

06/05/2013 - 15h12

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Profissionais de saúde e pacientes transplantados fizeram hoje (6) um café da manhã para comemoração a volta dos transplantes de rins e fígado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Além disso, foram homenageados todos os que se mobilizaram para que a unidade voltasse a fazer essas cirurgias.

No dia 1º de maio, foi realizada a primeira cirurgia de transplante de rim pela nova equipe contratada, comandada pelo médico Hermógenes Petean Filho. Até o momento, quatro cirurgias já foram feitas. Os transplantes no Hospital Federal de Bonsucesso estavam suspensos desde dezembro do ano passado por falta de equipe médica. As cirurgias foram retomadas pelo Ministério da Saúde depois de intervenção da justiça.

Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev), Osvaldo Mendes, a retomada dos transplantes no HFB é importante devido à tradição da unidade. “Um hospital, que há 32 anos é referência no transplante de rins e fígado, de repente parar, é uma morte. A volta desse [tipo de] transplante, para nós, é uma coisa estrondosa, estamos muito felizes com essa vitória, que é imensa”.

Petean Filho, que trabalhou no HFB até 2011, quando se aposentou, voltou ao hospital para assumir a equipe responsável pelos transplantes. “É uma volta da aposentadoria. Fui chamado para montar um grupo com sete anestesistas, sete cirurgiões vasculares e sete urologistas. A partir de agora é só luta".

Em março, a Defensoria Pública da União ingressou na Justiça Federal com ação civil pública contra a União cobrando a retomada do serviço de transplantes renais e hepáticos no HBF. No mês seguinte a 11ª Vara Federal do Rio determinou que o ministério restabelecesse o serviço em 15 dias.
O Hospital Federal de Bonsucesso é referência nacional na área de cirurgias renais e hepáticas, sendo responsável por pelo menos 70% dos transplantes de rins no estado do Rio de Janeiro. É, além disso, a única unidade onde se fazem cirurgias em crianças e em adultos no estado.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil