Dilma: 871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Fies

29/04/2013 - 9h34

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (29) que 871 mil jovens no Brasil fazem cursos universitários com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ela, o número representa mais de 12% do total de matrículas em universidades de todo o país.

“Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade, de se formar no curso que escolheram e de conseguir um trabalho melhor”, ressaltou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que, apenas este ano, 266 mil jovens assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. A expectativa do governo federal é chegar a 400 mil financiamentos até o final de 2013.

“Isso porque estamos facilitando a vida do aluno. Ele pode assinar o contrato do Fies em qualquer época do ano. Ele não precisa mais esperar o fim do ano ou o fim do semestre para pedir o financiamento”, explicou.

Ainda segundo Dilma, a procura por cursos onde mais falta mão de obra tem aumentado – a cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil, sendo que, no ano passado, mais de 7 mil deles ingressaram na faculdade por meio do Fies. Ao todo, o programa financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina.

“Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade.”

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil