Prefeitura de São Vicente confirma primeira morte por gripe A no município

26/04/2013 - 19h53

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O município de São Vicente, no litoral paulista, registrou a primeira morte por influenza A (H1N1) – gripe suína. A vítima é uma criança de 1 ano de idade que estava internada em um hospital na cidade de Santos, segundo boletim divulgado hoje (26) pela prefeitura de São Vicente. É o quinto caso de morte por influenza A no estado de São Paulo.

No entanto, como depende de notificações encaminhadas pelas secretarias municipais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde só confirma, até o momento, três mortes registradas até o dia 18 de abril. Segundo a secretaria, as mortes ocorreram nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva e na capital paulista.

A quarta morte, ainda não computada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi registrada no Guarujá. Uma grávida, de 19 anos, moradora da cidade, morreu ontem (26) no Hospital Ana Costa, em Santos. Ela estava internada desde o dia 15 de abril. Na última segunda-feira (22), os médicos fizeram uma cesária de emergência. O bebê, de 7 meses, está na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e o quadro de saúde é estável, segundo informou o hospital por meio de sua assessoria de imprensa. A prefeitura do Guarujá informou que este foi o único caso registrado de H1N1 no município.

A Secretaria de Estado da Saúde informou à Agência Brasil que o vírus influenza H1N1 já é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como gripe comum e que, portanto, somente recebe notificações de casos graves, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o órgão, foram registrados 18 casos de SRGA para gripe influenza A (H1N1) e 18 para influenza sazonal (A ou B).

Para evitar a infecção por influenza A (H1N1), a prefeitura de São Vicente alertou a população para sempre higienizar as mãos com bastante água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar, após usar o banheiro e antes das refeições. A outra dica é também proteger a boca ou o nariz com lenços ao espirrar.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil