Estoque de crédito cresce 1,8% em março, puxado por financiamentos habitacionais e do BNDES

26/04/2013 - 12h27

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O estoque total de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,426 trilhões, em março, com aumento de 1,8%, no mês, e 16,7%, em 12 meses. Esse saldo correspondeu a 53,9% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB). Em fevereiro, esse percentual estava em 53,3% e em março de 2012, em 49,3%.

De acordo com relatório do BC, “o crédito bancário, após discreta expansão no primeiro bimestre deste ano, apresentou crescimento mais significativa em março”. Segundo o BC, o aumento foi favorecido pelo crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rual e de infraestrutura). Os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o crédito habitacional foram os principais responsáveis pelo crescimento.

As concessões de crédito com recursos direcionados apresentaram expansão de 29,8% para pessoas físicas, de fevereiro para março. Para as empresas, houve crescimento de 16,2%.

“A evolução das operações no segmento livre foi condicionada por fatores sazonais [característicos de cada período], com aumento das concessões para pessoas jurídicas [empresas], associado à retomada gradual das atividades mercantis”. No caso das pessoas físicas (famílias), o BC avalia que houve moderação nas contratações.

Segundo os dados do BC, as concessões do crédito com recursos livres subiram 4,6% para pessoas físicas e 13,3% para as empresas, de fevereiro para março.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil