Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está intensificando ações de combate à dengue em diversas áreas na tentativa de conter a epidemia da doença registrada em estados vizinhos, sobretudo em Goiás.
De acordo com o órgão, estão sendo realizadas visitas programadas e solicitadas mediante denúncias dos próprios moradores, além de mutirões em pontos considerados estratégicos para reduzir a infestação dos focos.
O governo do Distrito Federal informou que, desde março, as ações foram reforçadas principalmente em regiões endêmicas como Ceilândia e Taguatinga, onde foi registrado o maior número de casos confirmados de dengue. Nesses locais, os mutirões são praticamente semanais e chegaram a recolher 15 toneladas de lixo das ruas.
Outras regiões administrativas também receberam mutirões e ações de combate à dengue nos últimos meses, como Asa Norte, Candangolândia, Samambaia, São Sebastião e Planaltina. Amanhã (27), a estratégia deve chegar ao Paranoá.
Este ano, uma parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás permitiu a criação de um Plano de Ação Integrado de Combate à Dengue, que prevê ações em municípios vizinhos ao Distrito Federal e que vivenciam surto ou epidemia da doença.
Dados do governo de Goiás indicam que 114.074 casos de dengue foram notificados este ano. O número representa um aumento de 722% em relação ao mesmo período de 2012. Foram registrados ainda 12 óbitos, em decorrência da doença.
Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil