Professores e estudantes mexicanos protestam contra reforma da educação no país

25/04/2013 - 20h05

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Em protesto contra a reforma do sistema educativo no México, professores e estudantes protestam desde ontem (24) em diversas regiões do país. Os manifestantes incendiaram sedes de três partidos políticos e também da Controladoria de Educação Pública do estado de Guerrero.

Um grupo de estudantes encapuzados ocupa desde sexta-feira (19) a Reitoria da Universidade Autônoma do México (Unam), a maior instituição pública do país. Eles pedem que cinco estudantes expulsos da instituição sejam reintegrados e protestam contra a mudança na lei, que altera acordos e programas estudantis.

A direção da Unam reprovou hoje a ação dos jovens, dizendo que os protestos não "combinam com um centro universitário". A reitoria da universidade denunciou o grupo perante a Procuradoria-Geral da República do país (PGR).

Na terça-feira (23) o Congresso aprovou a Lei de Educação Pública e não incluiu as propostas dos professores. Além dos incêndios, os manifestantes bloqueiam rodovias em algumas regiões do país.

Desde fevereiro, quando o presidente mexicano, Enrique Peña Neto, enviou a proposta com várias mudanças constitucionais na estrutura da educação básica do país ao Congresso, os professores fazem manifestações.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil