Presidente do Egito visita o Brasil em maio

25/04/2013 - 9h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nos dias 7 a 9 de maio, o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, visita o Brasil. Há reuniões previstas com a presidenta Dilma Rousseff. É a primeira visita do egípcio ao país, depois de eleito, em junho de 2012. Mursi trabalha para que o Egito tenha condições de integrar o grupo dos países emergentes. É a última etapa das viagens do presidente egípcio aos países do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“[A visita de Mursi visa a] reforçar as relações com o Brasil, em particular a cooperação comercial, econômica e industrial, e atrair mais investimentos brasileiros para o Egito”, disse o porta-voz da Presidência do Egito, Ihab Fahmy.

Desde o fim do governo de Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011, o Egito vive momentos de instabilidade política, econômica e social. O governo tenta administrar a queda nas receitas provocada, entre outras razões, pela redução do turismo e dos investimentos estrangeiros.

Em dois anos, as reservas de divisas do Banco Central do Egito caíram drasticamente, o que prejudica a capacidade de importar produtos essenciais, como combustíveis. O Egito negocia com o Fundo Monetário Internacional (FMI) empréstimo de US$ 4,8 bilhões. Segundo as autoridades do país, os recursos serão aplicados na consolidação orçamentária e na área social.

No mês passado, Mursi foi à Índia e disse que a sua ambição é que Egito integre o grupo de países emergentes. A próxima Cúpula do Brics será no Brasil, em 2014. Na semana passada, o egípcio foi à Rússia e aproveitou para reforçar acordos nas áreas energética, do petróleo, do gás e da indústria nuclear.

Na conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, Mursi mencionou a hipótese de obter um eventual empréstimo para o seu país. O assunto é objeto de análise dos ministros das Finanças do Egito e da Rússia.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade