Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos em Moscou, na Rússia, viajou para a região do Daguestão. Os diplomatas foram orientados pelo governo norte-americano a conversar com os pais dos autores do duplo ataque na Maratona de Boston - Tamerlan, de 26 anos, e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos.
As explosões ocorreram no dia 15 deste mês, matando três pessoas e ferindo cerca de 200. Os diplomatas trabalharão em conjunto com o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, e autoridades russas.
As investigações sobre as explosões estão em curso. O estudante Dzhokhar Tsarnaev, que se recupera em um hospital de Boston, disse aos policiais que ele e o irmão agiram sozinhos, que não há ligação com grupos terroristas.
A República do Daguestão foi independente de 1919 a 1921, depois foi reintegrada à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). É uma das maiores áreas da Rússia, uma região multiétnica onde há mais de 30 línguas. A grande maioria dos habitantes é de tradição muçulmana.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto