Desabamento provoca 110 mortes e mais de 600 feridos em Bangladesh, diz balanço oficial

24/04/2013 - 13h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O último balanço das autoridades de Bangladesh informou que 110 pessoas morreram e entre 600 e 800 ficaram feridas hoje (24), em um desabamento de um prédio comercial, em Savar, na periferia de Daca, capital do país. No local, funcionavam fábricas de confecção. Segundo as autoridades do país, as vítimas são, em sua maioria, operários têxteis.

O edifício que desabou, o Rana Plaza, era vizinho de um mercado, de várias lojas de produtos eletrônicos e de uma agência bancária. O Corpo de Bombeiros, a polícia e as Forças Armadas resgataram mais de cem pessoas dos escombros do edifício.

Há informações de que mais de 2 mil pessoas estavam estavam no edifício na hora do desabamento. De acordo com o Ministério do Interior de Bangladesh, o prédio foi construído sem obedecer as leis de segurança em vigor no país. Os donos do edifício foram informados do surgimento de fissuras no imóvel.

Segundo relatos, os desmoronamentos de prédios em Bangladesh são habituais, uma vez que as normas de segurança para a construção raramente são aplicadas. Em 2005, pelo menos 70 pessoas morreram no desmoronamento de uma fábrica têxtil nos arredores de Daca. Em novembro, 13 pessoas morreram na queda de uma ponte em construção na cidade portuária de Chittagong.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil