Seminário internacional do CNPq quer intensificar relações em ciência, tecnologia e inovação

23/04/2013 - 21h19

Da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fez hoje (23) o Seminário Internacional da América Latina e Caribe. O objetivo do evento foi intensificar relações na área de ciência, tecnologia e inovação com Argentina, Colômbia, Chile, Cuba e México. O encontro foi ocorreu na sede do CNPq, em Brasília.

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, disse, durante a abertura do evento, que o momento do desenvolvimento entre os países que participam do seminário é oportuno para se propor uma ampliação da geração do conhecimento. “Não se faz mais ciência apenas com o professor e seus alunos em um laboratório. A troca de experiência nos projetos conjuntos entre os países são fundamentais para o avanço das pesquisas científicas e tecnológicas”, disse.

Para o ministro conselheiro do México, Sérgio Saavedra, as relações entre o Brasil e o seu país dependem, principalmente, da manutenção de acordos relativos à ciência e tecnologia. “Entre México e Brasil basta que se continue a efetivar a parceria para termos melhores resultados", disse.

A professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alice de Paiva Abreu, destacou a importância da cooperação internacional para a mudança do cenário regional atual. "Cerca de 35% dos artigos científicos produzidos no mundo são provenientes de parcerias. Esse tipo de iniciativa  faz com que a ciência regional seja mais relevante para o contexto global e auxilia no convencimento dos governantes de que o setor deve participar ativamente do desenvolvimento de qualquer país”, explica.

Ao final do evento, o coordenador de Cooperação Internacional do CNPq, Marcos Formiga, disse quais são as ferramentas do órgão disponíveis para o fomento das iniciativas. "Reafirmo que os programas de projetos conjuntos de pesquisa, o incentivo à formação e o fortalecimento de parcerias, os programas de mobilidade e as chamadas públicas destinadas ao financiamento de bolsas de graduação, são elementos fundamentais para o enriquecimento das ideias apresentadas", diz.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil