Salvador vai centralizar as comemorações do Dia Mundial da Paz de 2014

22/04/2013 - 22h27

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A capital baiana deverá ser a sede das comemorações do Dia Mundial da Paz em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, informou hoje (22) à Agência Brasil o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes. De acordo com ele, a ideia é aproveitar a Copa e as proximidades com os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para trazer o evento pela paz para o Brasil.

Nesta segunda-feira, o presidente da APO se reuniu com o fundador da organização não governamental (ONG) Peace One Day, Jeremy Gilley, no Parque Lage, na zona sul do Rio de Janeiro. A ONG inglesa definiu o dia 21 de setembro como o Dia Mundial da Paz, data referenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No encontro, foram discutidas iniciativas para incorporar o evento na passagem da Copa do Mundo para as Olimpíadas, “tendo em vista que no mundo inteiro o dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Paz”, disse Fortes. “Em 2011 o evento foi em Paris, em 2012, em Londres, e este ano ocorrerão em frente à Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda”, completou.

Segundo o presidente da APO, vários eventos ocorrerão ao longo do próximo ano, aproveitando a Copa do Mundo no Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da data. Na avaliação de Fortes, as comemorações também são “uma forma de lutar e promover o desarmamento e a paz entre as nações, de se posicionar contra a violência e a favor da paz, seja nos lares - evitando agressões a crianças e mulheres - nas ruas, cidades e países. No Brasil o evento ainda não pegou, não ganhou a dimensão que ele merece, e esta será uma boa oportunidade para que isso ocorra”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil