Projeto Porto Maravilha tem mais uma etapa concluída no Rio

22/04/2013 - 13h15

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio concluiu hoje (22) mais uma etapa do sistema viário do Projeto Porto Maravilha, ao abrir a terceira galeria do Túnel da Saúde. A obra, administrada pela Concessionária Porto Novo, na zona portuária da cidade, deve estar concluída no segundo semestre deste ano.

O túnel, que servirá como alternativa ao Elevado da Perimetral, que começa a ser demolido em agosto deste ano, terá 80 metros de extensão e ligará os dois extremos da zona portuária, conectando a Avenida Brasil à Ponte Rio-Niterói, com três pistas em cada sentido e uma passagem para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o túnel, que será inaugurado no segundo semestre deste ano, “é fundamental". Ele explicou que, no primeiro momento, o túnel pegará todo o fluxo de trânsito que atualmente passa pelo Elevado da Perimetral. "A chamada Avenida do Binário passará a se chamar Avenida Arquiteto Oscar Niemeyer, em homenagem ao arquiteto que tanto fez pelo Rio de Janeiro”.

A modernização da região portuária terá três grandes obras: a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da Avenida Rodrigues Alves em via expressa e a construção da Avenida do Binário, que inclui o Túnel da Saúde, o Túnel do Binário e o Túnel da Via Expressa, que será entregue em 2015 com 3.450 metros, substituindo o Elevado da Perimetral.

Orçado em R$ 8 bilhões, o Projeto Porto Maravilha conta com um efetivo de 4 mil operários trabalhando na reurbanização de vias públicas, calçadas, museus, instalação de rede de água e esgoto, ciclovias, serviços de limpeza e plantio de árvores.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil