Sérvia e Kosovo chegam a acordo histórico

19/04/2013 - 16h09

Da BBC Brasil

Brasília – Após meses de tensas negociações mediadas pela União Europeia, os governos da Sérvia e do Kosovo chegaram hoje (19) a um acordo histórico para normalizar as relações entre os dois países.

Segundo a negociadora do bloco europeu, Catherine Ashton, o acordo revelou "determinação" dos primeiros-ministros da Sérvia, Ivica Dacic, e do Kosovo, Hashim Thaci, para solucionar o conflito. "O que estamos vendo é um passo para fora do passado. E, para ambos, é um passo em direção à Europa", disse a chefe de Política Externa da União Europeia.

Os termos do acordo ainda não foram totalmente divulgados, mas, segundo a agência de notícias AP, o documento parece reconhecer a autoridade do Kosovo sobre o norte do país, habitado predominantemente por população de etnia sérvia.

No entanto, Dacic, da Sérvia, não descarta a possibilidade de os termos da negociação não serem cumpridos. Segundo ele, ainda não havia certeza, entre os membros do alto escalão do governo de seu país, de que o documento seria aceito ou rejeitado.

A decisão, para Dacic, deve vir “nos próximos dias”.

O Kosovo, uma ex-província da Sérvia, declarou independência do país em 2008. Nos últimos anos, o governo sérvio vinha dizendo que não reconheceria a soberania do território.

Desde então, o Kosovo já foi reconhecido por mais de 90 países, incluindo os Estados Unidos e 22 dos 27 países-membros da União Europeia, mas, por causa do bloqueio da China e da Rússia, aliados da Sérvia no Conselho de Segurança das Nações Unudas, a região autodeclarada independente ainda não é um membro pleno das Nações Unidas.