Aumento da taxa básica de juros é um “mal necessário”, diz diretor da Anefac

18/04/2013 - 12h56

Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil


Brasília – O aumento da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 7,5% ao ano era um mal necessário, na avaliação do diretor executivo e coordenador de estudos econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira.

“Sempre fui crítico do aumento de juros. Mas, neste momento, não fazer nada seria o pior dos mundos”, disse. Segundo avaliação do diretor da Anefac, caso nenhuma medida fosse adotada, a expectativa de inflação para o futuro iria continuar, o que levaria a reajustes de preços no presente. Ele acrescentou que a decisão do Copom sinaliza ao mercado a necessidade de parar com o reajuste de preços.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), escolhido pelo governo para o sistema de metas de inflação, vem subindo desde julho do ano passado. Em março, o índice acumulado em 12 meses chegou a 6,59% e ultrapassou o teto da meta de inflação do governo, que é 6,5%. Cabe ao BC fazer com que a inflação fique dentro da meta, no fechamento do ano. A meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é 4,5% (centro da meta), com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Já para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a elevação da taxa básica de juros (Selic) decidida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central é a opção de controlar inflação com maiores danos à produção. Na avaliação da entidade de empresários, a combinação de “aumento de gastos com elevação dos juros gera o pior cenário para a economia, que é o de inflação alta e crescimento mínimo”.

Os empresários reconhecem a importância de medidas do governo para evitar a alta dos preços, mas destacam que o setor tem registrado desempenho abaixo do esperado, dando continuidade à situação negativa do fim de 2012. Os empresários acreditam que o novo ciclo de alta dos juros irá afetar a confiança do empresário e comprometer os investimentos, cuja elevação considera  essencial para reativar a economia.

Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) destacam, em comunicado, que a decisão de elevar a taxa poderia ter sido postergada para o próximo mês, “caso o governo adotasse medidas de austeridade para reduzir os gastos públicos”. Para a CNDL, o aumento dos juros tem efeitos colaterais amargos, pois reduz o consumo, o investimento, que passa a ficar mais caro, e piora a situação dos endividados.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) voltou a condenar o que chama de “terrorismo do mercado financeiro, que forçou o Comitê de Política Monetária (Copom) a aumentar a taxa básica de juros, a Selic, para 7,5% ao ano”. O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, se manifestou por meio de nota destacando que o “Banco Central errou ao engatar uma marcha ré no caminho da redução da Selic, pois essa decisão somente agrada aos especuladores do mercado financeiro e não ajuda a estimular o crescimento, a expansão do crédito, o fortalecimento da produção e do consumo e a geração de empregos".

Ontem, o Copom optou por aumentar a Selic para 7,5% ao ano, depois da manutenção da taxa em 7,25% nas três reuniões anteriores (novembro de 2012, janeiro e março deste ano). Anteriormente, os juros básicos tinham passado por processo de redução. A Selic começou a cair na reunião do Copom do final de agosto de 2011 - quando foi de 12,5% para 12% ao ano - e manteve a trajetória de queda até outubro do ano passado, quando foi de 7,5% para 7,25% ao ano.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil