Governo declara estado de emergência ambiental em 19 estados e no DF

17/04/2013 - 15h54

Gabriel Palma
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O Ministério do Meio Ambiente declarou hoje (17) estado de emergência ambiental em 19 estados e no Distrito Federal. De acordo com a Portaria nº 113, publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, o objetivo é conter os focos de queimadas e incêndios florestais que ocorrem na estação seca e representam alto risco ambiental.

Segundo a portaria, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve contratar até 2.520 brigadistas para atendimento de emergências ambientais por até seis meses.

A medida também visa a reduzir as emissões de gás carbônico, causadas pelas queimadas e incêndios florestais, levando em conta as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Mudanças do Clima, as recomendações do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e os compromissos internacionais do Brasil.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil