Coreia do Norte impede acesso de empresários sul-coreanos a parque industrial

17/04/2013 - 10h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O governo da Coreia do Norte negou hoje (17) o pedido de dez empresários sul-coreanos para terem acesso ao complexo industrial de Kaesong, segundo o Ministério da Unificação da Coreia do Sul. O parque industrial, que é o único projeto comum entre os dois países,  reúne cerca de 54 mil operários norte-coreanos e 123 empresas sul-coreanas. Está com as atividades parcialmente suspensas desde a semana passada por decisão das autoridades da Coreia do Norte.

De acordo com o governo sul-coreano, os empresários pediram autorização para acesso ao parque industrial porque pretendiam entregar alimentos aos 209 funcionários compatriotas que, segundo a Coreia do Sul, estão impedidos pelos norte-coreanos de voltar para o país.

Autoridades sul-coreanas disseram lamentar a decisão da Coreia do Norte e esperam a normalização da situação. No último dia 3, a Coreia do Norte proibiu a entrada de funcionários e veículos sul-coreanos em Kaesong. No dia 9, retirou 54 mil trabalhadores do parque industrial.

O clima de tensão na Península Coreana aumentou nos últimos dias, devido às ameaças da Coreia do Norte de deflagrar uma guerra nuclear na região. Uma eventual guerra poderia atingir a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil