Maternidade do Hospital de Ceilândia é esvaziada para desinfecção total

15/04/2013 - 20h04

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Aos poucos, a maternidade do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está sendo esvaziada para  desinfecção total da unidade. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, desde ontem (14), oito bebês tiveram alta da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais. Nove continuam nesta unidade. Oito recém-nascidos permanecem internados na Unidade de Tratamento Intensivo, incluindo dois que estão contaminados com a bactéria Serratia.

Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram na UTI neonatal deste hospital, que fica em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. Dois deles estavam contaminados com a bactéria Serratia.

Quatro mães permanecem na enfermaria da maternidade com seus recém-nascidos. O último parto feito no HRC foi na sexta-feira (12), mas a paciente foi transferida para outra unidade de saúde.

A morte de três bebês continua sendo investigada. A maternidade do hospital está fechada para novas internações desde o último sábado (13). O subsecretário de saúde do DF, Elias Miziara, disse, em entrevista coletiva, que seria ser esvaziada aos poucos, pois a transferência de todos os pacientes poderia ocasionar  riscos para os internados em outras unidades de saúde.

Segundo o coordenador do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HCR, Antônio Nóbrega, a Serratia é uma bactéria presente no tubo digestivo de grande parte das pessoas e, na maioria das vezes, não causa danos à saúde.

Edição: Beto Coura//Matéria ampliada às 19h45

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil