Uma semana depois, Mujica pede desculpas a Cristina Kirchner por tê-la chamado de velha

12/04/2013 - 12h24

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, pediu ontem (11) desculpas por chamar a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de “velha” e o ex-presidente argentino e marido dela, Néstor Kirchner, morto em 2010, de “caolho". O pedido de desculpas ocorre uma semana depois de Mujica ter sido flagrado em uma cerimônia fazendo os comentários, que vazaram pelo sistema de som porque o microfone dele estava ligado. “Devo pedir desculpas a quem ofendi, nos últimos dias, com minhas palavras”, disse ele.  

Mujica justificou seu pedido de desculpas. "Uma vez que a privacidade é violada pelo jogo do mercado, não tenho outro jeito: Eu peço desculpas sinceras aos que machuquei com meus comentários, nos últimos dias, para aqueles que junto conosco sonham com a pátria grande”, disse o presidente, em um programa de rádio.

Durante o programa de rádio, Mujica disse que a palavra deve ser a ferramenta e não as armas para um jogo. Ao mencionar esse aspecto, ele pediu desculpas para transtorno causado por seus comentários. Mas não se referiu diretamente à Cristina e a Néstor Kirchner. Mujica lembrou que há afinidades entre Argentina e Uruguai, mas destacou que está em vigor uma campanha para manter a animosidade.

"Sem dúvida, ainda há campanhas que insistem em manter o olhar 'anti-argentinismo' [presente nos] anos 50, o que é um veneno", destacou Mujica, informando que há interesses que incentivam os prejuízos nas relações entre uruguaios e argentinos. A íntegra da afirmação de Mujica está na página da Presidência da República do Uruguai.

Edição: Andréa Quintiere

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil