Ministério da Defesa do Japão informa que país está pronto para responder à Coreia do Norte

12/04/2013 - 13h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do Japão informou hoje (12) que está pronto para responder a eventuais ataques promovidos pela Coreia do Norte. A informação é do Ministério da Defesa do país. A reação ocorre no momento em que a agência oficial de notícias da Coreia do Norte, KCNA, definiu como “provocativas” as decisões dos japoneses de interceptar mísseis lançados por norte-coreanos na direção do território japonês.

Na agência norte-coreana, a informação é que um gesto do Japão pode levar o país a ser transformado em “chamas nucleares”. A afirmação é uma referência à possibilidade de a Coreia do Norte deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana atingindo a Coreia do Sul, territórios dos Estados Unidos e também o Japão.

Nos últimos dias, o governo japonês iniciou um processo de autodefesa, implantando sistemas em Tóquio e várias cidades, na tentativa de destruir os mísseis norte-coreanos. O governo dos Estados Unidos enviou navios e aviões para reforçar a segurança da região.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil