Alunos de oceanografia da Uerj participam de Trote Ecológico em Copacabana

12/04/2013 - 14h23

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 40 novos alunos do curso de oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveram hoje (12) um mutirão de limpeza chamado Trote Ecológico, na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

A ação, que ocorre há 15 anos, tem como principal objetivo alertar a população para que não suje as praias, além de substituir o trote violento e contribuir para a formação do aluno como profissional.

Os estudantes percorreram a praia recolhendo resíduos, distribuindo panfletos educativos e sacos de lixo aos banhistas. O lixo foi separado por tipo e removido pela Companhia Estadual de Limpeza Urbana (Comlurb). Eles também montaram uma tenda na praia, onde estenderam uma faixa sobre a campanha.

De acordo com o professor de hidrografia da Uerj, Hélio Villena, coordenador do Trote Ecológico, a intenção é fazer com que desde cedo os estudantes tenham responsabilidade social e ambiental.

"Os alunos têm que ter esse papel de conscientização, ao mesmo tempo em que eles se divertem. É um trabalho de esclarecimento, trata-se de uma confraternização com ação social e esperamos que seja útil para todos", disse Villena.

A atividade faz parte do Programa de Extensão Mentalidade Marítima (Programar), vinculado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil