Paralisação de comerciantes da Ceasa do Rio pode aumentar preço de alimentos

10/04/2013 - 14h03

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O preço de frutas, legumes e verduras pode aumentar no Rio, devido a uma greve de comerciantes que começou hoje (10) nas 730 lojas das Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasa) de Irajá, na zona norte da capital fluminense e em São Gonçalo, na região metropolitana do estado. Até a meia-noite de amanhã (11), os boxes ficarão fechados.

Os comerciantes decidiram paralisar em protesto contra o prazo dos novos contratos de permanência e uso dos 16 pavilhões da Ceasa, que agora será de cinco anos e sem possibilidade de renovação, até a realização de uma licitação, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).

Segundo o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio, Waldir Lemos, a greve não vai afetar o serviço de distribuição das mercadorias, no entanto, ele reconhece que pode haver alta no preço dos alimentos.

"Alguns vendedores ambulantes estavam comprando caixas extras de legumes e verduras e, com as portas da Ceasa fechadas, eles podem muito bem vender esses produtos a um preço maior, já que não terão concorrência," disse.

Ainda de acordo com Lemos, os comerciantes consideram o prazo dado pelo MP-RJ muito curto, se levado em consideração os investimentos que já foram feitos no local.

"Há 15 anos quando chegamos aqui na Ceasa, nós realizamos uma série de obras e melhorias nesse lugar. Foram milhões de investimentos por parte dos comerciantes e nós não podemos ficar aqui apenas por esse tempo. Nos outros estados existem prazos bem maiores e com chances reais de renovação", disse ele, citando o Espírito Santo – onde os contratos são de dez anos, prorrogáveis por mais dez; Minas Gerais, que tem contratos de 25 anos, prorrogáveis pelo mesmo período; e Goiás, Pernambuco e Brasília, onde o período estipulado é 15 anos, também com possibilidade de prorrogação.

Uma reunião entre representantes da Ceasa e autoridades do MP-RJ está marcada para sexta-feira (12).


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil