Manifestantes protestam por mudanças na legislação para imigrantes nos Estados Unidos

10/04/2013 - 12h40

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Imigrantes de vários países promoverão hoje (10) uma manifestação pacífica, em algumas cidades dos Estados Unidos, em defesa da aprovação da reforma da legislação de imigração. As mudanças, segundo estimativas não oficiais, poderão beneficiar cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país.

No fim de semana milhares de imigrantes participaram de eventos em Nashua (New Hampshire), Nova York, Boston (Massachusetts), Jersey City (New Jersey) e Miami (Flórida) em defesa de propostas que venham a beneficiar os estrangeiros que estão em território norte-americano.

Segundo os organizadores, a manifestação de hoje coincide com o sétimo aniversário do grande protesto que reuniu imigrantes e simpatizantes em mais de 100 cidades norte-americanas. A reforma da legislação da imigração foi uma promessa de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O protesto ocorre no momento em que imigrantes reclamam de deportações e leis estaduais que atingem diretamente os estrangeiros não legais no país. Pelos dados oficiais, em janeiro de 2009 foram deportados mais de 1,5 milhão de imigrantes. Em 2012, 409,8 mil.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina // Edição: Juliana Andrade