Irã inaugura duas minas de extração e uma unidade de produção de urânio

09/04/2013 - 10h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou hoje (9) o lançamento de uma nova unidade de produção de urânio e o início das operações em duas minas de extração do material. As iniciativas ocorrem em meio às ameaças da Coreia de Norte de deflagrar uma guerra nuclear, assim como no momento em que o Irã é alvo de sanções internacionais, justamente por desenvolver programa nuclear.

As duas minas estão localizadas na cidade de Saghand, no centro do país, operam a 350 metros de profundidade e estão a 120 quilômetros da unidade que produz yellowcake (estado impuro de óxido de urânio, utilizado em instalações de enriquecimento), na cidade de Ardakan, província de Yazd.

A ordem de lançamento das operações foi dada por Ahmadinejad. A ideia, segundo as autoridades iranianas, é produzir 60 toneladas por ano de yellowcake. O presidente disse, em videoconferência, que a indústria nuclear do país está em desenvolvimento e fazendo conquistas permanentes.

O Irã é submetido a sanções internacionais por manter um programa nuclear, que é suspeito de produzir armas. As autoridades iranianas negam irregularidades no programa e dizem que ele tem fins pacíficos. O Irã diz ser signatário do Tratado de Não Proliferação (TNP) e que tem direito de desenvolver e adquirir tecnologia nuclear para fins pacíficos.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, PressTV
 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil