Consórcio diz que os quatro canteiros de obras de Belo Monte estão em funcionamento

09/04/2013 - 11h33

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os quatro canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), estão em funcionamento nesta terça-feira (9), informou o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras civis do empreendimento. No Canteiro Belo Monte, uma das frentes de obras, ainda não há confirmação por parte do consórcio, no entanto, se todas as áreas já foram desocupadas por representantes da Central Sindical Popular (Conlutas).

Até ontem (8), aproximadamente 150 integrantes da entidade ocupavam uma área do canteiro equivalente a um campo de futebol, restringindo, por exemplo, a circulação de caminhões e de máquinas pesadas por questões de segurança. Com isso, as operações no local se mantiveram reduzidas a 80% nessa segunda-feira.

Embora não represente legalmente os operários, a Conlutas apoia a greve que contou com a adesão de aproximadamente 10% dos trabalhadores do canteiro até ontem (8). O CCBM ainda não tem um levantamento sobre a paralisação parcial hoje.

O consórcio também informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os cerca de 800 operários lotados no Sítio de Pimental, outra frente de obras da usina, que decidiram parar suas atividades na última sexta-feira (5), voltaram a trabalhar no sábado (6).

O representante da Conlutas na região Walter Santos confirmou o recuo na paralisação. Segundo ele, a retomada das atividades ocorreu depois de 450 operários terem sido demitidos por participarem de um protesto pacífico no sábado. A entidade reivindica, entre outros itens, melhores condições de trabalho nos canteiros.

O Consórcio Construtor Belo Monte negou que tenham ocorrido demissões no fim de semana em retaliação a qualquer manifestação dos trabalhadores. Em nota, a instituição ressaltou que a Conlutas não representa os operários que trabalham na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e que apenas o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Pará (Sintrapav) é a entidade legalmente reconhecida para tal função. O consórcio enfatizou que todos os pontos acordados com o sindicato no último dissídio coletivo, em novembro do ano passado, estão sendo integralmente cumpridos por ambas as partes.

De acordo com um dos diretores do Sintrapav, Walter Siqueira, representantes do sindicato estão no Canteiro Belo Monte para chegar a um acordo com os grevistas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil