Cerimônias fúnebres de Margaret Thatcher ocorrem no dia 17 em Londres

09/04/2013 - 13h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As cerimônias fúnebres, com honras militares, da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de 87 anos, ocorrerão no próximo dia 17, na Catedral de São Paulo, em Londres. A rainha Elizabeth II e o marido Felipe confirmaram presença. As cerimônias serão fechadas ao público e, em seguida, o corpo de Margaret Thatcher será cremado.

Militares das Forças Armadas vão acompanhar o cortejo fúnebre entre o Palácio de Westminster e a Catedral de São Paulo. A presença de Elizabeth II não é habitual em funerais de pessoas que não pertençam a famílias reais. O funeral com honras militares é a segunda mais alta homenagem. Em primeiro lugar estão as honras de Estado.

No dia anterior às cerimônias, o caixão com os restos mortais da ex-primeira-ministra será levado para uma capela de Westminster. O público poderá acompanhar o cortejo, mas não as cerimônias fúnebres, atendendo a pedidos de Margaret Thatcher.

Amanhã (10) a Câmara dos Comuns se reúne, em sessão extraordinária, para homenagear a ex-premiê, que ficou no cargo por 11 anos (1979-1990), participando diretamente de várias decisões emblemáticas do Reino Unido, como a Guerra das Malvinas (para os ingleses, Falklands). Margaret Thatcher, de 87 anos, morreu ontem (8) em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade