Cidades-sede da Copa têm evento sobre vida saudável no Dia Mundial da Saúde

07/04/2013 - 15h37

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7), as 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 recebem um evento que alerta a população para os cuidados com a saúde, em especial, a prevenção à hipertensão arterial. Em Brasília, é na Torre de TV que o público pode aferir a pressão, a taxa de glicose e receber orientações sobre alimentação saudável.

A medição de pressão e a orientação dos nutricionistas foram as ações que mais atraíram o público durante a manhã. Lílian Batista de Oliveira tem uma banca na Feria da Torre, aproveitou a ação para medir a pressão e comemorou o resultado. “Ouvi que minha pressão está ótima. Tenho 47 anos e tomo cuidado com a saúde, mais ainda com a pressão, que é coisa séria”, disse. Quem é diagnosticado com alterações na pressão arterial recebe a recomendação de procurar um posto de saúde para se tratar.

A informação sobre a quantidade de açúcar, sal e gordura presentes em alimentos industrializados causava surpresa a quem passava pela mesa do Centro de Pesquisa e Alimentação Saudável da Universidade de Brasília. Lasanha congelada, coxinha, macarrão instantâneo, leite condensado e biscoito recheado aparecem como vilões. Meio pacote de lasanha congelada, por exemplo, concentra toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante um dia.

Após conhecer os alimentos que comprometem a alimentação saudável, o público é orientado a alterar o cardápio e substituir o suco de caixinha por suco de fruta ou de polpa e o creme de leite normal pelo light, por exemplo.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esteve no evento e ressaltou que é preciso chamar a atenção das pessoas para medidas simples que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida como a alimentação saudável e os exercícios físicos.

“A expectativa de vida da população aumentou, estamos vivendo mais, mas não é importante ter apenas mais anos de vida, é importante ter qualidade de vida nesses anos a mais e fazer atividade física para se manter saudável por mais tempo”, disse Jarbas Barbosa.

A ação na Torre de TV incluiu ainda orientação sobre saúde bucal para crianças, massagem, distribuição de folhetos com orientações sobre os prejuízos caudados pelo cigarro e oficina de receitas saudáveis. Entre os organizadores estão o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.


Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil