Apesar da retração de 2,5% em fevereiro, Iedi acredita na recuperação da indústria ao longo do ano

07/04/2013 - 15h17

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A produção industrial recuou 2,5% em fevereiro, depois de avanço de 2,6% no mês anterior, em um movimento de gangorra que esfriou as expectativas do mercado em relação à aguardada recuperação do setor. Mas o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) acredita que melhores resultados virão ainda no primeiro semestre, de modo a garantir resultado positivo em 2013.

Em carta divulgada à imprensa, o Iedi manifesta otimismo quanto a uma “evolução mais robusta” da economia brasileira este ano e a um cenário externo mais positivo. Em decorrência, espera bons resultados “em boa parte dos ramos produtivos”, com destaque para a retomada do setor de bens de capital (máquinas e equipamentos) e aumentos na montagem de veículos automotores, no refino de petróleo e na produção de álcool.

O Iedi diz que enquanto a produção de bens de capital para transporte foi bem em janeiro e permaneceu forte em fevereiro – em um processo de recomposição de estoques –, a produção de bens duráveis como um todo se retraiu, alavancada principalmente pela perspectiva de redução dos incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na comercialização de veículos automotores.

A análise técnica do Iedi enfatiza que fatores pontuais tornaram a série de dados da produção industrial mais volátil no inicio do ano, e “pode-se observar que o cenário da indústria nacional ainda é muito desfavorável no limiar de 2013”. Em especial quando se contrapõe o desempenho positivo de janeiro, em nove das 14 localidades pesquisadas em janeiro, e apenas três bons desempenhos no mês de fevereiro.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil