Farmácias do Distrito Federal terão de receber remédio vencido para descarte

05/04/2013 - 18h43

Aline Leal
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A partir desta sexta-feira (5), as farmácias terão que receber os remédios vencidos que forem entregues por consumidores. A determinação foi publicada hoje (5) no Diário Oficial do Distrito Federal. A norma prevê que as farmácias devolvam o medicamento ao fabricante para que o produto seja destruído de forma segura.

Segundo Felipe de Faria, presidente do Sindicato das Farmácias, a indústria farmacêutica não aceita medicamentos vencidos de volta. Para ele, a lei é necessária, mas deve ser regulamentada. “A lei não diz de que maneira se dará o recolhimento dos remédios vencidos. Vamos ter que aguardar uma instrução, informando de que maneira isso vai acontecer” explica.

A Lei 5.092 deixa a critério da farmácia o armazenamento, a triagem e a frequência de envio do medicamento ao fabricante. Os donos da farmácias terão de atender às regras previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Edição: Beto Coura//O primeiro parágrafo foi alterado às 19h15 para esclarecimento de informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil